sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O relações públicas ou o relações-públicas?

Agora ficou claro. Depois de muitos questionamentos nas redes sociais, o Conferp se posicionou sobre à correta grafia da expressão relações públicas e sobre o Sistema.

Ao falar do profissional devemos escrever: o relações públicas ou o relações-públicas? Você sabe responder? Essa e outras dúvidas estão esclarecidas no comunicado abaixo, publicado no site do Conferp e divulgado para o mailing do Sistema.

COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA


 
Tendo em vista os vários questionamentos encaminhados ao site do Conferp e postados em mídias sociais relativos à correta grafia da expressão relações públicas, se com hífen ou sem ele, ao uso de siglas do Sistema Conferp, se em caixa alta ou caixa baixa, e à abreviatura adotada, se RP, RRPP ou PR, a Presidência do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas esclarece:

RELAÇÕES PÚBLICAS/RELAÇÕES-PÚBLICAS

1. relações públicas (sem hífen) ? designa a atividade.
Exemplo: Trabalha em relações públicas. Profissional de relações públicas. Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas.

2. relações-públicas (com hífen) ? designa o profissional que trabalha na atividade.
Exemplo: Ela é a relações-públicas da instituição. O relações-públicas cuidou da definição estratégica de comunicação da empresa.
Gramaticalmente, observa-se que o uso do hífen se justifica quando se trata do nome composto. E é assim que se encontra grafado no novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP.
Já a expressão relações públicas (do inglês public relations), constituída – conforme a nomenclatura da gramática normativa – de um substantivo e de um adjetivo, deve continuar grafada com cada um dos seus termos independentes.

CONFERP/Conferp – CONRERP/Conrerp


O uso da sigla em caixa alta ou em caixa baixa foi estabelecido quando da implantação da Programação Visual do Sistema. A Portaria 116, de 9 de maio de 2011, definiu que a “identidade visual de uma instituição depende fortemente da harmonia e coerência na apresentação de seu conjunto de elementos gráficos”. Com efeito, o uso de caixa alta na logomarca foi condição fundamental para que o objetivo da identidade visual fosse atingido.
Resumindo, são as seguintes as determinações daquela norma quanto às siglas:
1. Na aplicação da logomarca, o nome de cada conselho é grafado em letras maiúsculas: CONFERP e CONRERP/número da região.
2. Na referência aos conselhos, no corpo de texto, a primeira letra será maiúscula e as demais serão minúsculas: Conferp e Conrerp/número da região.

RP, RRPP ou PR


A abreviatura da expressão relações públicas foi definida a partir de solicitação de colegas profissionais dos países latinos de língua espanhola para que, no Brasil, também se adotasse a abreviatura por eles utilizada. O Conferp, pela Portaria 63, de 22 de agosto de 2003, assim definiu a questão:
“Art. 7º – (…)
I – no Brasil – RP = Relações Públicas;
II – nos países cuja língua oficial é o espanhol – RRPP = Relacionista;
III – nos países cuja língua oficial é o inglês – PR = Public Relations”.
Na certeza de que este comunicado elucida os questionamentos apontados, a Presidência do Conferp solicita aos Profissionais de Relações Públicas que sigam os critérios acima descritos.

Brasília(DF), 27 de agosto de 2011.

FLÁVIO SCHMIDT
Presidente
Conrerp/2ª 1723

Nenhum comentário: