quarta-feira, 19 de maio de 2010

E afinal, o que é comunicação integrada?

Todos os dias muitos profissionais de Relações Públicas, Comunicação e Mkt, em geral, falam ou escutam alguém falar: temos que fazer uma comunicação integrada. Mas afinal, o que é comunicação integrada?

Percebo por aí muito discurso e pouca prática, poucos profissionais realmente tem a noção do que isso quer dizer. Há quem diga que é adaptar os conteúdos para os diversos públicos da empresa, em seus diversos canais, há outros que dizem que é fazer ações em todos os canais on e offline. Mas será que eles estão corretos?

Para mim, e muitos pesquisadores, comunicação integrada é mais que isso. É uma filosofia que a empresa tem que seguir. É a união de todas as formas de comunicação que a empresa faz, formando uma unidade! é isso mesmo, unidade. É necessário que todas as "comunicações" sejam pensadas e feitas de forma conjugada.

Segundo Margarida Kunsch: "comunicação integrada é uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junçao da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional."

Por isso, não dá para dizer que se tem uma comunicação integrada quando as estratégias, ações, táticas não são pensadas dentro de uma mesma política de comunicação e não tenham como base os mesmos objetivos globais. Isso não quer dizer limitar as pessoas, mas sim, juntar para fazer melhor.

Sendo assim, para se fazer uma comunicação integrada de verdade e termos uma unidade real, as organizações precisam ter uma política de comunicação global bem definida (isso significa que todos os envolvidos precisam entender isso claramente) e objetivos gerais a serem atendidos em toda a comunicação realizada. E vai ter quem vai dizer: mas a forma de se comunicar na web é muito diferente da comunicação interna. Sim, isso pode ser verdade até um ponto, mas apesar das características de cada tipo de comunicação, a base, o alicerce tem que ser o mesmo. Muda-se o canal e a tática, mas a mensagem transmitida tem que ser a mesma.

Para saber o que o "povo" pensa sobre comunicação integrada e ã explicação da Margarida Kunsch, assista ao vídeo produzido pelo Nós da Comunicação (http://www.youtube.com/watch?v=XysYeQQ0xAg).

Vale a reflexão: você está fazendo comunicação integrada ou reunindo diversas ações?

Nenhum comentário: