quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conferp lança Consulta aos Profissionais de Relações Públicas


O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas - Conferp, está lançando a partir do mês de outubro o Programa de Flexibilização da Legislação.

Essa iniciativa ocorreu por razões importantes apresentadas no mercado e vividas pela profissão e categoria profissional de Relações Públicas, que condicionam o desenvolvimento profissional dos formados na atividade.

Também tem como objetivo reposicionar o Sistema Conferp para atuar de modo alinhado com o mercado atual e visa fortalecer seu posicionamento junto à categoria e a sociedade.

O programa consiste de uma consulta aos profissionais de relações públicas sobre a flexibilização da legislação e propõe alternativas legais com a apresentação de duas resoluções normativas que darão condições para o registro de profissionais graduados em outras áreas e que tenham especialização em relações públicas e já trabalhem na área.

No ano de 2010, os profissionais de relações públicas tiveram a oportunidade também de participar e expor suas opiniões e idéias em relação a temas como Legislação, Fiscalização, Adequação e Posicionamento do Sistema Conferp e de suas ações.

O tema Flexibilização da Lei recebeu algumas críticas, mas em sua grande maioria os profissionais se manifestaram favoravelmente pela abertura, justificando que há a necessidade da regulamentação profissional se adequar a uma nova realidade. Por isso, este movimento de discussão do processo de abertura proposto pelo Sistema Conferp e que se inicia agora foi, entre outras razões, motivado pelos profissionais que se manifestaram naquela consulta.

A consulta está disponibilizada em site www.conferp.org.br/consulta e é dirigida aos profissionais de relações públicas para que se manifestem a respeito das propostas apresentadas pelo Sistema Conferp. Ela também está aberta a profissionais que atuam na área, mas não são formados em relações públicas.
Com essa iniciativa, o Sistema Conferp dá início ao debate oficial em torno de um assunto que vem sendo discutido há décadas no âmbito da categoria profissional.

Agora a categoria profissional de relações públicas terá a oportunidade de participar direta e oficialmente da decisão que a profissão e categoria desejam para o seu próprio futuro.

O plano de consulta faz parte do Planejamento Estratégico do Conselho Federal e tem o objetivo de envolver a categoria e promover o debate e a reflexão de todos para que juntos caminhem no sentido de encontrar as melhores e possíveis soluções de acordo com a vontade e o desejo da maioria dos profissionais.
O Conferp entende que cada um, e no seu conjunto, é responsável pelos desígnios da profissão no mercado de trabalho.

Dessa forma inédita, o profissional tem agora em suas mãos o poder de decisão sobre os próprios desígnios da profissão e da categoria profissional.

CONFERP
Sistema CONFERP foi criado pelo Decreto-Lei 860, de 11.09.69. Sua instalação, porém, só ocorreu após a publicação do Decreto 68.582, de 04.05.71, que regulamentou o mencionado decreto-lei.

Deve-se ressaltar que a criação da entidade se deveu à publicação da Lei 5.377, de 11 de dezembro de 1967, “que disciplina a Profissão de Relações Públicas e dá outras providências”, e de seu Decreto Regulamentador, de número 63.283, de 26 de setembro de 1968, “que aprova o regulamento da Profissão de Relações Púbicas de que trata a Lei 5.377, de 11 de dezembro de 1967″.

Relações Públicas

Relações Públicas surgem como atividade e o esforço deliberado, planificado e contínuo para estabelecer e manter entre uma instituição pública ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada, constituem o objeto geral da profissão liberal ou assalariada de Relações Públicas.

Como função de comunicação, as Relações Públicas se dá de forma organizada, aplicando-se técnicas de segmentação de públicos de interesses comum. Cria canais de comunicação desenvolvendo ações que determinam abordagens e linguagens específicas para uma comunicação efetiva entre a empresa e seus públicos.

Para mais informações:
(61) 3224-3183/ 3226-7550
Themis Santos
Assessoria de comunicação
Conferp

Nenhum comentário: