quinta-feira, 30 de junho de 2011

CONRERP - Carta aos profissionais

Gente, não sou do Conrerp, mas estamos num projeto juntos, o Relacione-se! Vamos começar uma campanha de divulgação e valorização das Relações Públicas em breve.

Abaixo, segue a carta enviada a todos os profissionais registrados no Conrerp1 - RJ.

Novo site e cadastro positivo

Prezados Profissionais:

Essa mensagem foi remetida a todos os profissionais que fazem parte do mailing do Conselho, para duas informações principais: o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas/1ª Região reinaugurou sua página na internet, com programação visual renovada, mais funcionalidade e atualização regular; a partir de agora, os profissionais e empresas que estão em dia com as suas obrigações estatutárias têm seu nome em um Cadastro Positivo, publicado em nossa nova página (www.conrerp1.org.br).

Desde o início do atual mandato, debatemos conceitualmente como gerir a política de fiscalização. Por formação, e dever de ofício, começamos por prestigiar aqueles que se mantiveram fiéis ao que determina a legislação de forma incondicional, mesmo com o Conselho em dificuldades. Se você é um desses, comemore. Estamos trabalhando fortemente para retribuir sua correção e consideração.

Se você ou sua empresa, ao contrário, não estão em dia, preocupe-se. O próximo passo será, progressivamente, fazer uma comunicação aos setores de RH de organizações sediadas em nosso estado, com um aviso claro e alto: somente os profissionais e empresas relacionados em nosso site estão devidamente habilitados ao exercício profissional; os demais, com todo o respeito, e a despeito de suas possíveis competências adquiridas no campo, não poderiam exercer a atividade nem se apresentar como relações-públicas, por força de lei ou decisão de foro íntimo, pois sabem perfeitamente que não deveriam fazê-lo, ou estão em desacordo com o Código de Ética Profissional, que prevê a regularidade, inclusive fiscal, junto ao Conselho.
O profissional, logo que formado, deveria ser o primeiro a valorizar o registro, pois poucas profissões no Brasil detêm essa prerrogativa; o exercício profissional sem o devido registro e a conivência com pessoas não formadas ferem o Código de Ética Profissional, com sanções previstas; e, finalmente, os gestores, principalmente de RH, deveriam zelar pela correção de suas contratações, exigindo o que pede a lei: a comunicação institucional é atividade específica de graduados em Relações Públicas, devidamente registrados.

Não tem sido assim porque fomos por muito tempo negligentes (como profissionais e fiscalizadores) com relação aos nossos direitos e deveres. Você conhece médicos, advogados ou engenheiros que desprezem seu próprio registro profissional por discordar de seus respectivos conselhos de fiscalização? Ou docentes de outras áreas que estimulem a informalidade dos alunos que ajudam a formar?
Sem rodeios: se você exerce a profissão irregularmente, seja porque não tem a formação exigida, seja porque se recusa a registrar-se no Conselho, tem agora uma oportunidade de rever essa situação, enquanto damos os últimos retoques em nossa estratégia de fiscalização. Os tempos da vista grossa ficaram para trás. E estamos prevenidos para o velho discurso de que o “CONRERP não faz nada”, porque estamos, sim, fazendo a nossa parte. Agora é a sua vez.
Atenciosamente,

Marcelo Ficher (registro 3704)
Presidente da Comissão Permanente de Fiscalização
CONRERP/RJ (2010-2012)
marceloficher@conrerp.org.br

Nenhum comentário: