segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Uma visão de Relações Públicas

Por Ilza Araujo

Uma visão de Relações Públicas
(reflexões de uma manhã de domingo)

Atividade que hoje tem um perfil enfraquecido, desconhecido no mundo empresarial, e um importância fundamental num momento em que a comunicação ultrapassa as fronteiras, amplia os universos e permite que profissionais e empresas transitem em seus espaços e conquistem outros.

A atuação do profissional de relações públicas precisa ser definida e propagada. Uma empresa que tem a visão estratégica da comunicação encontra as soluções e abre os caminhos de forma contínua. E esta visão o Relações Públicas é habilitado para compor.

A capacidade de planejar, comunicar identificando o modo e o entendimento de cada público, canalizar a comunicação da empresa de forma global e individualizada, recepcionar dando a cada um a necessária atenção e percepção daquilo que a empresa pode e deve oferecer, são funções de um profissional de Relações Públicas. No entanto, estão latentes, vinculadas a algumas ações e não ao todo.

A grande habilidade na qual o profissional é preparado, a capacidade de pensar a empresa olhando o seu objetivo principal e as diversas formas viáveis para alcança-lo fazem parte do escopo da atuação do Relações Públicas.

Pensar a empresa só pelo comercial, por onde entram os negócios é típico do empresário. Pensar a empresa só pela capacitação dos profissionais, pelas competências de cada um faz parte do administrador dos recursos humanos. Pensar a empresa pelo ângulo da tecnologia da utilização de ferramentas novas é o foco da área de tecnologias e inovação.

Assim, deixo a minha aspiração hoje... Trabalhar a difusão da atividade de Relações Públicas de forma ampla e direta, falando com todos e para todos, com os recursos que estiverem ao nosso alcance.
Hoje fiquei assistindo aos inúmeros vídeos sobre este tema que encontramos no youtube e alguns apresentam de forma simples e direta aquilo que defendo: http://www.youtube.com/watch?v=AiVnZEXg6Eo/ - vídeo para estudantes tanto de nivel médio quanto de nivel superior >> http://www.youtube.com/watch?v=MiH7eC6_Sek&feature=endscreen&NR=1/)

"Senhores empresários, aqui estamos nós...

Podemos e queremos colocar a sua empresa entre as melhores das melhores..."

E, para finalizar, assessoria não é o item é um dos itens, enumerando as múltiplas ações e responsabilidades verificamos que assessoria de imprensa e, até mesmo, a condução de uma campanha publicitária, estarão alinhados no planejamento do Relações Públicas, englobados numa comunicação estratégica corporativa que dará a empresa o perfil global.

Ilza Araujo

Nenhum comentário: