segunda-feira, 24 de maio de 2010
Mesa-Tema "Marketing Político-Eleitoral"Esta mesa-tema encerrou o evento e foi composta pelo jornalista Luiz Fernando Mello, pelo jornalista Nino Carvalho e pelo publicitário Marcelo Serpa (fora da foto), ambos consultores especializados em marketing político-eleitoral.
Ficou claro, a partir da fala dos três palestrantes, que a formação em Relações Públicas, por ser a mais abrangente, situa o RP como um perfil bastante adequado ao trabalho de comunicação em campanhas eleitorais.
Mediador: Conselheiro CONRERP/RJ Nicolau Maranini, relações-públicas, doutor em Comunicação e professor da UERJ.
Esta mesa-tema abriu o evento e foi composta pela relações-públicas Lalá Aranha e pelo jornalista Ruy Portilho.
Lalá Aranha, formada pela FAMECOS/PUC-RS, acaba de lançar o livro "Cartas a um jovem relações-públicas - construindo relacionamentos" (Campus Elsevier) e Ruy Portilho é coordenador do Prêmio ESSO de Jornalismo, descrito pelo próprio Ruy como "pioneiro evento corporativo realizado como estratégia de relações públicas com a imprensa".
Mediadora: Conselheira CONRERP/RJ Ilza Araújo dos Santos, relações-públicas, jornalista e professora.
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Evento foi sucesso de público e crítica
O evento, primeiro de uma série que vai debater as perspectivas profissionais para os bacharéis em Relações Públicas, foi um sucesso. "Foi ótimo!" na descrição de Muriel de Paula, RP da In Press, vista em primeiro plano na foto, twittando o evento.
O auditório João Saldanha, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, preparado para 60 pessoas, lotou para receber aos duas mesas-tema deste 1o. Encontro CONRERP/RJ: "Relações com a Imprensa" e "Marketing Político-Eleitoral".
Marcelo Serpa: todo comunicador deveria, antes, formar-se em Relações Públicas
Marcelo Serpa é professor-doutor na ECO/UFRJ e atua na área do marketing político-eleitoral, seguindo a tradição do saudoso mestre Cid Pacheco, que homenageou.
Serpa salientou que se há uma legislação em vigor - referindo-se à regulamentação da profissão de relações-públicas - ela deve ser cumprida e acrescentou que, em sua opinião, pela abrangência da formação, todos os futuros bacharéis em Comunicação Social deveriam, antes, formar-se em Relações Públicas.
Serpa salientou que se há uma legislação em vigor - referindo-se à regulamentação da profissão de relações-públicas - ela deve ser cumprida e acrescentou que, em sua opinião, pela abrangência da formação, todos os futuros bacharéis em Comunicação Social deveriam, antes, formar-se em Relações Públicas.
Nino Carvalho é Gerente de Estratégias em Mídias Digitais da In Press PN, em São Paulo. Sua palestra foi: "Marketing Político 2.0".
Nino defendeu a formação em relações públicas como a mais abrangente e integrada ao marketing, o que facilita ao bacharel colocação profissional nas mais diversas funções empresariais da atualidade.
Luiz Fernando Mello: RP é perfil rico para campanhas eleitorais
Luiz Fernando Mello é jornalista e hoje coordena a comunicação da empresa BARCAS S/A, no Rio de Janeiro.
Luiz Fernando narrou sua experiência na última campanha eleitoral em Rio das Ostras, reelegendo o então prefeito, e contou que os jornalistas que lá atuavam no cerimonial e na assessoria de comunicação voltaram à universidade e hoje estão estudando Relações Públicas.
Ruy Portilho é jornalista que passou por vários veículos e hoje coordena o Prêmio ESSO de Jornalismo. Há sete anos constituiu empresa especializada na concepção e organização de prêmios e desde então vem atendendo a diversas organizações.
Ruy enfatizou que a formação em Relações Públicas é a mais adequada à gestão das relações com a imprensa e, perguntado, classificou o Prêmio ESSO de Jornalismo como pioneiro trabalho de relações públicas com a imprensa no país.
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