Ótima iniciativa da UFPB. Que outras faculdades façam o mesmo! :)
Informações enviadas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
A Coordenação do
curso de graduação em
Relações Públicas e o Departamento de Comunicação e Turismo estão
promovendo uma pesquisa, via internet, sobre a inserção no mercado
de trabalho dos egressos de Relações Públicas formados pela UFPB entre os anos
2000 e 2009. O objetivo é entender a relação entre a
formação acadêmica e a empregabilidade desses profissionais.
Conforme
a professora Josilene Ribeiro de Oliveira, coordenadora da pesquisa, “em termos práticos,
pretendemos verificar a contribuição da formação acadêmica para empregabilidade
dos ex-alunos e identificar as limitações existentes na formação e as
possibilidades de superá-las”.
O
curso de relações públicas da Universidade Federal da Paraíba tem 34 anos de
existência e, ao longo de sua trajetória, vem se fortalecendo, recebendo cada
vez mais estudantes e formando um número maior de profissionais. Entre os anos
2000 e 2009 foram 385 graduados e este é o público-alvo da pesquisa, segundo
informações da coordenação da ação.
De
acordo com a coordenadora do Curso de Relações Públicas, a professora Jamile Miriã
F. Paiva, houve um crescimento acentuado da procura pela graduação na última
década, período que coincide com mudanças significativas no mercado e também
com um novo foco dado a formação do profissional de relações públicas. Segundo
ela, “as informações coletadas poderão contribuir significativamente para
estruturação do currículo do Curso de Relações Públicas e, com isso, para
oferta de uma formação acadêmica que permita aos egressos de relações públicas
da UFPB conquistarem mais espaço no mercado”.
Acredita-se ainda que o relatório final da pesquisa se tornará um parâmetro para os estudantes
e suas famílias no momento da escolha do curso superior e da profissão a
seguir. O processo de levantamento e análise de informação sobre o índice de
empregabilidade dos graduados em relações públicas representa assim um instrumento
importante de diálogo entre a Universidade e o mercado, permitindo uma reflexão
fundamentada sobre a adequação da oferta formativa às necessidades da sociedade
atual.
Os egressos estão sendo
convidados a participar da pesquisa por e-mail, pelas mídias sociais e através
de um vídeo explicativo também postado na internet, tudo isso produzido pela
equipe de pesquisa que conta com 10 alunos voluntários da graduação, dois
professores e um pesquisador colaborador, também da UFPB. A coleta de dados irá
até o final do mês de novembro, exclusivamente pelo site http://pesquisarpufpb.com,
onde estão disponíveis informações complementares sobre a pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário